quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Plantas ornamentais: Anágua-de-vénus (Brugmansia arborea)

(A planta)

(Pormenor das flores)

Anágua-de-vénus é o nome comum dado a esta planta originária dos Andes (América do Sul) e que tem o nome científico de Brugmansia arborea (L.) Lagerh. É usada em Portugal como planta ornamental em jardins públicos e particulares. Pertence à: Divisão: Magnoliophyta; Classe:Magnoliopsida; Ordem: Solanales; Família: Solanaceae; Género: Brugmansia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta planta merece um comentário.
De noite deita um perfume agradável e intenso.
Conhecia-a com o nome vulgar de "saia da velha".
Na loja onde a comprei há anos, disseram-me que já não a tinham nem lha forneciam porque foi noticiada como venenosa( folhas, suponho, à semelhança do Loendro)

Ana Mafalda Cabral disse...

Obrigado pla ajuda, não há muita informação em português sobre esta planta na internet.
Andava à procura da descrição da brugmansia para colucar no meu blog, não é um blog sobre botânica é a minha maneira de expressar as minhas vivências, e atribui plantas, flores ou arvores às pessoas que conheço comparando os atributos das plantas com as da pessoa escolhida. Mas para que as pessoas entendam melhor o que eu quero dizer faço uma pequena dexplicação da planta usada. Dá lá um polinho!
Cumprimentos!

Nessinha disse...

Aqui na minha terrinha é conhecida como "trombeta", e que fazendo-se um chá da flor tem alucinações. Minha mãe tinha um pé na frente de casa e estranhou porque o terreno estava sempre limpo de flores, rsrsrs...

Anónimo disse...

Esta planta é conhecida aqui em Ceará - Mirim/RN como dama da noite, pois as flores só abrem à noite.