sábado, 1 de julho de 2023

Milfolhada (Achillea millefolium)

 












Milfolhada * (Achillea millefolium L.)
Erva perene, rizomatosa, com rizomas horizontais, cespitosa, com caules aéreos erectos com denso indumento viloso; folhas pubescentes em ambas as páginas, curtamente pecioladas, alternas, muito mais compridas que largas, divididas em numerosos segmentos (folíolos) que, por seu turno, se dividem em segmentos menores (foliólulos); flores minúsculas agrupadas em pequenos capítulos ligulados, brancos ou rosados, agrupados em corimbos no topo dos ramos, apresentado-se, em conjunto, com a forma de uma inflorescência com superfície plana ou ligeiramente abaulada; fruto (aquénio) achatado, oblongo, sem papilho.
Tipo biológico: caméfito:
Família: Asteraceae (Compositae)
Distribuição: planta originária da Eurásia (Europa e Ásia) entretanto introduzida noutros continentes, com frequência, para fins ornamentais, tendo acabado por se naturalizar com grande sucesso a ponto de, num caso ou noutro, ter passado a ser considerada como planta daninha.
Ecologia/habitat: lameiros e outras pastagens, margens de cursos de água, valetas de estradas e caminhos e, em geral, em lugares húmidos, mas bem drenados, a altitudes em geral não superiores a 1500 m.
Floração: de Maio a Agosto.
Nota: a planta é usada, mesmo em Portugal, como planta ornamental, designadamente em parques e jardins públicos.
É também considerada como planta fitoterápica, sendo-lhe reconhecidas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Confesso que encaro a fitoterapia com uma grande dose de cepticismo. Em qualquer caso, céptico ou não céptico, parece-me recomendável o não uso desta planta, como de qualquer outra, para fins medicinais a não ser sob a supervisão de especialista na matéria, pois a verdade é que, em geral, o uso de qualquer planta, dita medicinal, tem também contra-indicações.
* Outros nomes comuns: Erva-das-cortadelas; Erva-de-São-João; Macela; Macela-de-São-João; Milefólio; Mil-em-rama; Erva-dos-carpinteiros.

Sem comentários: