quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Indigo-bastardo (Amorpha fruticosa)







Indigo-bastardo ou Falso-indigo (Amorpha fruticosa L.*)
Arbusto ramificado, de folha caduca e de copa muito irregular, mais larga que alta, que, por norma, não ultrapassará 4 metros de altura. Possui folhas alternas, pecioladas, penatissectas, compostas por 9 a 25 folíolos (elípticos, ovais ou lanceolados), repartidos por 4 a 24 pares e 1 terminal; flores (com corola formada por uma única pétala de cor azul escura ou roxa e com estames salientes, com anteras amarelas) agrupadas em inflorescências em cacho, axilares ou terminais; frutos (vagens) com cerca de 1 cm de comprimento, arqueados, contendo 1 ou 2 sementes.
Tipo biológico: fanerófito;
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Distribuição: planta originária da América do Norte, introduzida sobretudo para fins ornamentais em diversas partes do globo, incluindo a Europa, onde acabou por se naturalizar e com tanto sucesso que já há países europeus que a têm na conta de "planta invasora".
Aparentemente não é planta muito comum em Portugal, mas também parece não exitirem dúvidas de que já ocorre, no país, como espécie subespontânea.
Ecologia/habitat: com preferência por locais húmidos e arenosos como margens e leitos de cheia de cursos de água, orlas de lagoas e de outras superfícies aquáticas.
Floração: de Maio a Agosto.
Sinonímia: Amorpha angustifolia F.E.Boynton; Amorpha arizonica Rydb.; Amorpha bushii Rydb.; Amorpha croceolanata Watson; Amorpha curtissii Rydb.; Amorpha dewinkeleri Small; Amorpha emarginata Sweet; Amorpha emarginata Eastw.; Amorpha fragrans Sweet; Amorpha humilis Tausch; Amorpha occidentalis Abrams; Amorpha pendula Carriere; Amorpha tennesseensis Kunze; Amorpha virgata Small (fonte)
[Avistamento: ribeira da Raia (concelho de Mora); 1 - Agosto - 2022]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: