quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Funcho (Foeniculum vulgare)

 








Funcho * (Foeniculum vulgare Mill.)
Planta perene com 50 a 250 cm; caules erectos, estriados, sólidos, glaucos, glabros; folhas caulinares médias e basais (estas caducas precocemente) de contorno triangular, pecioladas, glabras, multipenatissectas (3 ou 4 vezes) com segmentos de última ordem lineares; as superiores reduzidas a um pequeno apêndice, menor que a baínha; flores com pétalas amarelas, incurvadas, homogéneas, agrupadas em umbelas compostas, terminais e laterais, com 4 a 44 raios desiguais, glabros; umbélulas com 12 a 40 raios, também desiguais e glabros; frutos ovóides, glabros.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Distribuição: Região Mediterrânica e Macaronésia. Introduzido, cultivado e naturalizado noutras regiões do globo, como a América (do Norte, do Sul e Central) e o Japão.
Em Portugal ocorre como espécie autóctone em todo o território do Continente e no arquipélago da Madeira. Como espécie introduzida está também presente no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: planta ruderal frequente em bermas de estradas e caminhos, terrenos cultivados ou em pousio e baldios, a altitudes até 1200m.
Floração; de Abril a Novembro.
Observação: planta muito aromática, tem aplicações várias, quer em culinária, quer em fitoterapia. 
* Outros nomes comuns: Erva-doce; Fiolho; Funcho-amargo; Funcho-bravo; Funcho-doce; Funcho-hortense; Funcho-de-Florença.

Sem comentários: