quarta-feira, 24 de março de 2021

Salva-bastarda (Teucrium scorodonia)





Salva-bastarda (Teucrium scorodonia L.)
Erva perene, rizomatosa, com 30 a 60cm; caules erectos ou ascendentes, com dupla cobertura de pêlos (uns, compridos e patentes; outros, curtos e retrorsos) glabrecentes quando velhos; folhas algo rugosas, serradas ou bisserradas, curtamente pecioladas (1 a 2 cm) dispostas em verticilos de 2 separados por entrenós de 5 a 6 cm; flores de corola bilabiada de cor branca, creme ou amarelada, agrupadas em inflorescência em forma de tirso com 3 a 8 ramificações.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Lamiaceae (Labiatae)
Distribuição: Europa (Centro, Sul e Oeste) e Norte de África (Tunísia). Introduzida e naturalizada na América do Norte e Nova Zelândia.
Em Portugal, enquanto espécie autóctone, ocorre apenas no território do Continente, sendo muito comum nas regiões a Norte do Tejo e menos comum nas regiões a Sul do mesmo rio. Como espécie introduzida está também presente no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: orlas de bosques e matagais, margens de cursos de água, bermas de estradas e caminhos, em locais om alguma humidade e mais ou menos sombrios, em substratos siliciosos, arenosos ou calcários, a altitudes até 2000 m.
Floração: de Maio a Setembro.
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: