sábado, 15 de agosto de 2020

Trevo-da-ligúria (Trifolium ligusticum)

 



Trevo-da-ligúria (Trifolium ligusticum Balb. ex Loisel.)
Erva anual com caules com 9 a 60 cm, erectos, ascendentes ou difusos, com pêlos patentes, pelo menos na parte superior; folhas alternas, trifoliadas, com folíolos obovados, inteiros ou denticulados na parte apical, obtusos ou emarginados no ápice; glabros ou vilosos na página superior e vilosos na página inferior; inflorescências especiformes, ovóides ou cónicas, com invólucro formado pelas estípulas das folhas superiores, inflorescências que, por vezes, se apresentam geminadas, sendo uma axilar longamente pedunculada e outra  subterminal curtamente pedunculada; flores sésseis com cálice  campanulado, viloso, com dentes setáceos, ciliados; corola menor que o cálice, rosada, glabra.
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae (Leguminosae)
Distribuição: Sul da Europa; Sudoeste da Ásia; Noroeste de África e Macaronésia (Madeira e Canárias)
Enquanto espécie autóctone, está presente em Portugal, não apenas no arquipélago da Madeira, mas também, ainda que de forma descontínua, em todo o território do Continente. Como espécie introduzida ocorre também presente no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: pastagens e outros relvados, terrenos incultos, em locais húmidos, ainda que só temporiariamente, em solos preferentemente siliciosos, a altitudes até 1500m.
Floração: de Abril a Julho.
[Local e datas: Sertã (concelho) 27/30 . Maio . 2020]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: