segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Sapinho-roxo-das-areias (Spergularia rubra)







Sapinho-roxo-das-areias [Spergularia rubra (L.) J.Presl & C.Presl *]
Erva anual, bienal ou perene, com raiz aprumada e delgada, por vezes, algo lignificada, caules com 5 a 25  cm, geralmente glabros,  cespistosos em maior ou menor grau, decumbentes ou procumbentes, por vezes, radicantes nos nós, na base; folhas aristadas, dispostas com frequência, densamente; estípulas acuminadas, prateadas, claramente visíveis; inflorescência glanduloso-pubescente; pedicelos não capilares, ligeiramente mais compridos que os cálices; flores com pétalas rosadas, mais curtas ou sensivelmente do mesmo tamanho que as sépalas; estames: 10 (5 eventualmente); cápsula com comprimento semelhante ao das sépalas; sementes ápteras, castanho-escuras. 
Tipo biológico: terófito; hemicriptófito.
Família: Caryophyllaceae;
Distribuição: planta subcosmopolita que ocorre como espécie autóctone na maior parte das regiões temperadas do hemisfério Norte. Como introduzida está presente na Austrália.
Em Portugal distribui-se, de forma descontínua, ao longo do território do Continente, não sendo,  no entanto, aparentemente, muito comum. Não existe nem no arquipélago dos Açores, nem no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: espécie ruderal, não halófila, encontra-se em terrenos de pastagem e outros relvados, com frequência nas bermas de estradas e caminhos, em substratos arenosos, a altitudes até 2600m.
Floração: de Março a Setembro.
*Sinonímia: Arenaria rubra L. (Basónimo);

[Local e data: Serra da Nogueira (Trás-os-Montes); 16 - Junho - 2019]
(Clicando nas imagens, amplia)