terça-feira, 13 de novembro de 2018

Triglochin striata







Triglochin striata Ruiz & Pav.
Erva perene, rizomatosa e estolonífera, pode atingir até 40 cm. Possui um "tuberobolbo" fibroso donde emergem 5 a 6 folhas com 7 a 30 cm de comprimento, todas com bainha e limbo (linear, semicilíndrico  e obtuso) e 1 ou 2 inflorescências em forma de espiga ou cacho com 20 a 80 flores hermafroditas, sésseis durante a floração, curtamente pediceladas na frutificação, com tépalas semi-membranáceas; frutos aproximadamente ovoides, geralmente com 3 mericarpos férteis.
Tipo biológico: hemicriptófito.
Família: Juncaginaceae;
Distribuição: presente no hemisfério sul, desde a América do Sul até à Nova Zelândia, passando pela África do Sul, Moçambique e Austrália, esta espécie ocorre também. embora menos abundantemente, no hemisfério norte (América do Norte, Península Ibérica e Marrocos). Todavia, se não há dúvida de que a planta é nativa do hemisfério sul, já não há unanimidade sobre se ela, no hemisfério norte,  é autóctone ou exótica, pois é facto que não falta quem entenda que se trata de espécie introduzida.
Considerada como autóctone, pelo portal da SPBotânica (Flora.on), a espécie encontra-se em Portugal apenas no território do Continente, estando confinada ao Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Ribatejo e Estremadura.
Ecologia/habitat: terrenos inundados ou encharcados, permanente ou temporariamente, nas  margens de pântanos, em estuários e em depressões dunares a altitudes até 10m.
Floração: de Maio a Dezembro.
[Local e data: estuário do rio Minho (Seixas - Caminha); 22 - Junho - 2018]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: