quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Pascoinhas (Coronilla scorpioides)










 
Pascoinhas ou Sene-escorpião [Coronilla scorpioides (L.) W.D.J.Koch *]
Erva anual, glabra, glauca, com 10 a 50 cm; caules cilíndricos, ramificados desde a base; folhas algo suculentas; as da base do caule, pecioladas e unifolioladas; as superiores, unifolioladas ou trifolioladas: inflorescências com 2 ou 3 flores com corola amarela; frutos pendentes, recurvados, divididos em vários segmentos (2 a 10) bem marcados.
O hábito é muito semelhante ao da sua congénere C. repanda. A maneira mais simples de distinguir as duas espécies será atentar na forma das folhas superiores, folhas que na C. repanda são formadas por 2 a 4 (ou 5) pares de folíolos.
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae;
Distribuição: Região Mediterrânica; Cáucaso e Macaronésia. 
Em Portugal, ocorre apenas na maior parte do território do Continente, estando ausente quer  do arquipélago da Madeira, quer do arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: terrenos de pastagem e baldios, campos abandonados e incultos, orla de campos cultivados, clareiras de matos, bermas de estradas e caminhos, geralmente em solos calcários a altitudes até 1600m
Floração: de Março a Junho.
* Sinonímia: Ornithopus scorpioides L. (Basónimo)
[Locais e datas dos avistamentos: Arruda dos Pisões (Rio Maior); 26 - Abril - 2017 (fotos 3, 4, 6 e 7); Serra da Arrábida; 26 -  Abril - 2018 (fotos restantes)]

Sem comentários: