quarta-feira, 4 de julho de 2018

Sapinho-das-ilhas (Spergularia bocconei)











Sapinho-das-ilhas [Spergularia bocconei (Scheele) Graebn. in Asch. et Graebn.]
Erva anual (por vezes, bienal?) com raiz vertical e delgada; caules prostrados ou ascendentes com 5 a 25 cm; folhas lineares, suculentas, em geral mucronadas; inflorescências densamente glanduloso-pubescentes com brácteas superiores pequenas; pedicelos relativamente grossos e curtos (com comprimento aproximadamente igual ao das flores); flores com pétalas cor de rosa, mas brancas na base ou totalmente brancas, mais curtas ou com comprimento igual ao das sépalas; estames: 2 a 8; cápsula mais pequena ou de tamanho igual ao das sépalas; sementes ápteras, de cor castanho-claro.
Tipo biológico: terófito.
Família: Caryophyllaceae;
Distribuição: Originária da Região Mediterrânica e do Sudoeste da Europa, actualmente subcosmopolita, tida na conta de erva daninha. 
 Em Portugal ocorre como espécie autóctone no arquipélago da Madeira e no território do Continente (Algarve, Baixo Alentejo, Estremadura, Beira Baixa, Beira Litoral, Douro Litoral e Minho)  e como espécie introduzida, no arquipélago dos Açores. 
Ecologia/habitat: planta ruderal, ocorre em valetas, bermas de estradas e caminhos e noutros terrenos perturbados, sobretudo em locais próximos da costa, a altitudes até 1300m.
Floração: de Março a Agosto.
(Local e datas: Cova da Piedade - Almada; Abril / Maio - 2018)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Majo disse...

Amigo Francisco.
Saudades das suas belas fotos...
Andei ausente dos comentários por motivos involuntários.
Desejo que tenha um ótimo mês de Julho.
Saudações 'blogueiras'.
~~~~~