sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Consolda (Symphytum officinale)


 

Consolda * (Symphytum officinale L.)
Erva perene, com 10 a 50 cm; caules erectos, alados, híspidos; folhas caulinares sésseis, decurrentes; flores com corola rosada ou violeta, agrupadas em inflorescências ramificadas paniculiformes.
Tipo biológico: hemicriptófito;
FamíliaBoraginaceae;
Distribuição: grande parte da Europa e Oeste da Ásia (Turquia). Naturalizada em muitas partes do globo.
A presença desta espécie em território português, como planta cultivada, é certa**, mas  a sua ocorrência como planta autóctone é tida como duvidosa, admitindo-se, como possível a sua existência (aparentemente não confirmada) no Minho.   
Ecologia/habitat: relvados húmidos e margens de cursos de água, em substratos ácidos, a altitudes desde 100 a 1200 m.
Floração: de Março a Julho.
Fitoterapia: o uso da planta em fitoterapia tem uma larga tradição, quer por via interna (designadamente, no tratamento de gastroenterites, úlceras pépticas e cólon irritável), quer externamente (inflamações cutâneas, pele seca, contusões, distensões musculares e luxações, entre outras). No entanto, o uso por via interna é perigoso, visto que a planta, devido à presença de alcalóides pirrolizidínicos, é hepatotóxica. No Brasil, o  uso por via interna é mesmo interdito.
*Outros nomes comuns: Consolda-maior; Consólida-maior; Orelha-de-asno; Orelha-de-burro; Confrei.
** As plantas supra foram fotografadas no jardim existente na Casa da Cerca, em Almada, incluídas numa coleção intitulada "O Chão das Artes" dedicada a plantas utilizadas em tinturaria. De acordo com a informação recolhida no local, as folhas e o caule  da Consolda tingem de amarelo as fibras naturais.

5 comentários:

Majo Dutra disse...

A planta é antisséptica e a raíz ainda é utilizada na Europa
para tratar ferimentos, especialmente por quem é alérgico à penicilina.
Abraço cordial.
~~~~~~~~~

Francisco Clamote disse...

Grato, Majo, pela contribuição.

João Miranda disse...

Antes de mais, parabéns pelo blog! Informativo, interessante, cheio de beleza.

Procuro algumas das variedades mais usadas da Consolda (para recup de solo agrícola) -- tanto a Oficinale, como em especial a chamada 'Bocking 14' [híbrido popular no RU]). Conhece alguma loja (ou alguém particular) situados na zona de Lisboa ou margem Sul que tenham e a quem eu possa pedir um pedaço de raíz? Que eu saiba, apenas um viveiro do Norte (V. N. Gaia) tem a Oficinale, mas se pudesse obter mais próximo, facilitava-me a vida.
Saudações,
João Miranda (Lxa)

João Miranda disse...

Antes de mais, parabéns pelo blog: interessante e informativo!

Procuro algumas variedades da Consolda (para recuperação de solo agrícola) -- em esp. a Oficinale, como também, em especial, a chamada 'Bocking 14', híbrido popular no RU. Conhece alguma instituição comercial ou particular na zona de Lisboa - margem Sul que possa ter alguma delas? Que eu saiba apenas um viveiro do Norte (V.N. Gais) costuma ter, mas facilitaria a minha vida se conseguisse encotrar mais perto.
Agradeço antecipadammente o feedback.

Saudações, João Miranda, Lxa

Francisco Clamote disse...

Obrigado pela simpatia das suas palavras. Lamentavelmente não posso corresponder à sua gentileza porque, na verdade, não conheço nenhum estabelecimento a que possa recorrer para obter as plantas que procura.
Aceite também as minhas saudações.