quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Tabaqueira ou Fona-de-porco (Solanum mauritianum).

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)
Tabaqueira ou Fona-de-porco (Solanum mauritianum  Scop.)
Arbusto ou pequena árvore, densamente pubescente, que pode ultrapassar 5m de altura, com caules erectos e ramificados; folhas pecioladas, inteiras, ovado-elípticas; flores violetas, agrupadas em inflorescências terminais, corimbiformes. O fruto é uma baga aproximadamente esférica, coberta por pêlos densos, de cor amarela, na maturação.
Tipo biológico: Fanerófito.
Família: Solanaceae
Planta originária da América Central, introduzida e naturalizada em vários países tropicais e também no arquipélago dos Açores, onde terá sido introduzida para fins ornamentais e onde se comporta, actualmente, como espécie invasora. Ocorre também como subespontânea no território português do Continente (Beira Litoral e  Douro Litoral) e no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: baldios, margens de cursos de água, bermas de estradas e caminhos, com frequência, em locais de alguma forma perturbados, a altitudes até 100m.
Floração: de Maio a Junho.
[Locais e datas: Ilha de S. Miguel (Açores); 4 - Maio - 2016 (fotos 3, 4 e 6); Ilha das Flores (Açores) 6 - Maio - 2016( fotos restantes)] 
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Majo Dutra disse...

~~~
É admirável a semelhança das flores entre algumas espécies
de plantas da família 'Solanaceae'.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Anónimo disse...

Para que serve

Anónimo disse...

Temos esta invasora nos 700m altitude na Madeira!! A lenha é bom para combustível/ lareira?