terça-feira, 6 de outubro de 2015

Urze-das-vassouras (Erica scoparia subsp. scoparia)

(1)

(2)

(3)

(4)

 (5)

(6)

(7)
Urze-das-vassouras (Erica scoparia L. subsp. scoparia)
Arbusto (tipo biológico: fanerófito), por norma com 1 a 2,5m de altura, podendo eventualmente elevar-se até aos 4 m; folhas lineares, revolutas, agrupadas  (3 a 4) em verticilos; flores em que se destaca a corola semifendida, de cor amarelada ou esverdeada e o estigma em forma de disco de cor púrpura ou avermelhado.
Família: Ericaceae;
Distribuição: Região Mediterrânica Ocidental.
Em Portugal, ainda que de forma descontínua, distribui-se por quase todo o território do Continente. Inexistente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de matagais e bosques, em solos frescos e pouco compactos, de natureza siliciosa, a altitudes até 1600m.
Floração: de Fevereiro a Julho
[Local e datas: Serra da Arrábida; 27 - Fevereiro -2015 (fotos 3 e 6); 17 - Abril - 2015 (fotos 1 e 7); 6 -  Maio - 2015 (fotos restantes]

4 comentários:

Anónimo disse...

Nos açores temos a Erica Azorica

Norberto disse...

Isto está errado! aqui na Madeira temos muitas urzes das vassouras e elas pode atingir os 4-6m de altura. Pode verificar a informação no site da Ifcn...

Unknown disse...

Não existe na Madeira??? que tipo de pesquisa fizeram e como chegaram a essa conclusão? Começando pela minha casa, tenho mais de 20, tudo adquirido nos viveiros florestais do Governo Regional da Madeira.

Que informação tão deficiente...

Francisco Clamote disse...

A informação pode ser insuficiente, como o senhor Unknown tem a "gentileza" de salientar, mas é a que consta no portal da SPBotânica que dá como como espécies espontâneas existentes no arquipélago da Madeira apenas 4: E. arborea; E. cinerea; E. maderensis; e E.platycodon subsp. maderincola.