domingo, 5 de julho de 2015

Erva-das-lamparinas (Ballota nigra)







Erva-das-lamparinas *(Ballota nigra L.)
Erva vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) com caules (15 a 80cm) com indumento de pêlos simples, curtos e retroflexos; folhas pecioladas, de ovadas a orbiculares, dentadas (com dentes largos e arredondados); inflorescência formada por verticilos, cada um com 4 a 48 flores, estas com corola bilabiada de cor creme, por vezes, branca, com o lábio superior recto e erecto, com pêlos numerosos na face superior e lábio inferior com três lóbulos: o central, em geral, bilobulado; os laterais muito menores.
Família: Lamiaceae
Distribuição: Europa; Sudoeste da Ásia; Região Mediterrânica; 
Em Portugal ocorre, quer como espécie autóctone (no território do Continente, em particular nas regiões a norte do Tejo e no arquipélago da Madeira), quer como espécie introduzida (nos Açores).
Ecologia/habitat: locais húmidos e nitrificados, nas margens de cursos de água e em prados sombrios, a altitudes até aos 1500m. Indiferente à natureza do solo.
Floração: de Maio a Novembro.
* Outros nomes comuns: Marroio-negro; Erva-dos-pavios; Balota;
Observações:
1. Tradicionalmente considerava-se existirem na Península Ibérica duas subespécies de Ballota nigra, além da nominal, com as designações de B.  n. foetida e de B. n. uncinata. No entanto, para a Flora Iberica, as diferenças não justificam a distinção, pois as existentes são explicáveis no âmbito da variação normal da espécie.
2. As expressões "Erva-das-lamparinas" e "Erva-dos-pavios", tiveram origem no facto de as peças florais da planta, depois de secas, terem servido de pavio nas lamparinas de azeite que alumiavam, antes da chegada da electricidade, o local (em geral, a capela-mor) onde nas igrejas das aldeias se guardavam as hóstias consagradas (o "Santíssimo Sacramento", na terminologia canónica). 
(Local e data: concelho de Bragança; 25 - Junho - 2015)
(Fontes consultadas: Flora.on; Flora Iberica)

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,
Sabe o de posso arramjar umas sementes da Erva das Lamparinas ?
Atte
Jose Ramalho

Anónimo disse...

Boa noite,
Sabe o de posso arramjar umas sementes da Erva das Lamparinas ?
Atte
Jose Ramalho
kaulamarga@gmail.com

Anónimo disse...

A Erva das Lamparinas é a Ballota hirsuta

Francisco Clamote disse...

Sim, a Ballota é designada por Erva-das-lamparinas, mas tal não significa que não se tenha atribuído a mesma designação à Ballota nigra, o que, aliás, se compreende, pois as peças florais de ambas as plantas (que são do mesmo género) eram usadas para o mesmo efeito. Que Ballota nigra também tem a designação comum de Erva-das-lamparinas pode confirmá-lo em: https://jb.utad.pt/especie/Ballota_nigra

Anónimo disse...

Boa tarde gostava de adequirir plantas ballota nigra cntacto 914840964

Francisco Clamote disse...

Lamento não lhe poder ser útil, mas na verdade, não me dedico ao comércio de plantas. Interesso-me por plantas mas apenas para as fotografar e admirar.