sábado, 29 de novembro de 2014

Solanum chenopodioides

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

 (6)


 (7)


(8)

 (9)

(10)
Solanum chenopodioides Lam.
Planta anual ou perene, revestindo, frequentemente, a forma de um pequeno arbusto (com mais ou menos 1m de altura), com caules erectos ou ascendentes; folhas inteiras, ou quase, pecioladas, ovado-lanceoladas; flores com corola branca com 5 lóbulos, agrupadas em inflorescências em forma de cimeiras umbeliformes.
Família: Solanaceae.
Distribuição; É originária das regiões temperadas da América do Sul e, entretanto, naturalizada na América do Norte e em vários países europeus (Portugal, Espanha, França e Suiça). Em Portugal é dada como presente no território do Continente (Beira Alta, Beira Litoral, Douro Litoral, Minho, Ribatejo e Estremadura) e no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: na orla de terrenos de culturas de regadio; em valetas e, em geral, em lugares húmidos e sombrios, a altitudes até 700m.
Floração: quase ao longo de todo o ano,
[Locais e datas: Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos); 29 -Abril - 2014 (fotos 1, 3, 5, 6, 7, 8, 10,), Serra de Sintra; 23 - Janeiro - 2014 (fotos 4) e 19 - Março - 2014 (fotos 2 e 9)]

2 comentários:

Majo disse...

~ ~ Muito bem documentada esta solanácea, Francisco.

~ ~ Sempre é bom frisar que à semelhança de muitas da sua família como, por exemplo, as variedades hortenses, é uma planta muito tóxica, por conter alto nível do glicoalcalóide solanina.

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Majo, pela chamada de atenção.