segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Linaria incarnata











Linaria incarnata (Vent.) Spreng.*
Erva anual (tipo biológico: terófito) glabra, excepto na inflorescência, altura em apresenta pêlos glandulosos) com caules férteis (1 a 9) erectos, pouco ramificados, que podem atingir entre 15 a 45 cm; flores com corola lilás, apresentando no lábio inferior e na zona do palato uma mancha amarela, por vezes branca, com veios de cor púrpura, cor também presente no esporão. 
Esta espécie apresenta muitas semelhanças com a Linaria elegans. espécie onde, todavia, não se observa a referida mancha, facto que pode servir para distinguir as duas espécies, já que outras diferenças certamente existentes são menos facilmente observáveis por leigos, grupo onde, obviamente, me incluo.
Família:Plantaginaceae  (Scrophulariaceae, segundo a classificação clássica)
Distribuição: Oeste da Península Ibérica e Noroeste de África (Marrocos). Segundo a Flora Ibérica, a a espécie em Portugal Continental ocorreria apenas no Alto Alentejo, Beira Baixa e Beira Litoral  e, eventualmente, também no Algarve. Contudo, os registos existentes no portal da SPBotânica (Flora.on) não permitem dúvidas sobre a presença da espécie também na Beira Alta, região que, por sinal,  é aquela em que, por esta altura, se regista o maior número de ocorrências verificadas.
Ecologia/habitat: Pastagens e clareiras de matos, preferentemente em terrenos arenoso e silíciosos, a altitudes variando entre 100 e 850m.
Floração: de Março a Junho.
*Sinonímia: Antirrhinum incarnatum Vent. in Lam. (Basónimo)
[Local e data: arredores de Aldeia da Ponte (concelho de Sabugal); 8 - Junho - 2014]

Sem comentários: