quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cinco-em-rama (Potentilla reptans)

(1)

(2)

 (3)

(4)

(5)
Cinco-em-rama * (Potentilla reptans L.)
Erva vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) da família Rosaceae. Planta com caules (com 8 a 100cm de comprimento) pouco ou nada ramificados, glabros ou pilosos, rasteiros e que, com frequência, enraízam nos nós; folhas palmatissectas, com 5 ou 7 segmentos; flores solitárias, axilares, com 5 sépalas e outras tantas pétalas, amarelas.
Distribuição; Originária da Euroásia, é considerada actualmente com planta subcosmopolita e, como tal, presente em grande parte da Europa e da Ásia, bem como no Norte de África e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias). Presente também como subespontânea na América do Norte, Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia.
Em Portugal, embora, aparentemente, não seja muito comum, a espécie ocorre, ainda que de forma algo irregular, em quase todas as regiões do território do Continente, bem como nos Açores e na Madeira. 
Ecologia/habitat: relvados, margens de cursos de água, bermas de estradas e caminhos, em terrenos com alguma humidade, principalmente em solos argilosos ou margosos, a altitudes até aos 2000m.
Floração: de Março a Julho. 
*Outros nomes comuns: Potentilha; Quinquefólio;Tormentilha
[Locais e datas: Sobralchão - Alvaiázere; 25 - Maio 2014 (fotos 1, 3 e 5). Serra da Arrábida (Azóia) 24 -Maio - 2014 (fotos 2 e 4)]
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Majo disse...

~ É uma planta comestível: utilizam~se as flores e folhas novas em saladas.

~ Também é muito apreciada em fitoterapia. Atribuem-lhe propriedades febrífugas e anti-inflamatórias.

Francisco Clamote disse...

Não fazia ideia, Majo, de que fosse comestível. Tão pouco tinha lido algo sobre as suas qualidades fitoterápicas. "Gracias"!