segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cenoura-brava (Daucus muricatus)

(1)

 (2)

 (3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Cenoura-brava [Daucus muricatus (L.) L.]
Erva anual (tipo biológico: terófito) com 30 a 100cm de altura, com caules, em geral, erectos, por vezes, decumbentes, híspidos, ramificados na parte superior ou desde a base; folhas penatissectas com segmentos de última ordem linear-lanceolados a lanceolados, com pecíolo, ráquis e nervuras híspidas; flores com pétalas cordiformes, bífidas, de cor branca ou levemente tingidas de púrpura, desiguais, muito maiores as exteriores das flores exteriores da umbela.
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Distribuição: Região Mediterrânica. Considera-se habitualmente que a ocorrência da espécie em Portugal Continental está limitada ao Algarve, Alentejo (Alto e Baixo), Estremadura, Ribatejo e Beira Litoral. Contudo, há notícia do aparecimento de uma população mais a norte, na Serra de Chavães - concelho de Tabuaço.  Está também presente nos Açores, como espécie introduzida.
Ecologia/habitat: ruderal e arvense, frequentemente em margas argilosas, a altitudes entre 30 e 800 m.
Floração: de Abril a Julho.
[Locais e datas: Serra da Arrábida e Serra de Montejunto (Abril - Maio -2014)]

5 comentários:

Majo disse...

~ ~ Desconhecia.

~ ~ As semelhanças à hortícola são muito interessantes!

Francisco Clamote disse...

Esta, Majo, é apenas uma das várias espécies silvestres do género "Daucus", ou seja, "Cenouras bravas" na linguagem comum.

Xisto disse...

Tenho quase a certeza que esta é a cenoura-brava que existe na Beira Baixa, abundante lá nos Jardins do Xisto. Mas pode ser que se trate de outra variedade do género Daucus. Estou curioso para confirmar, lá mais para a primavera.

Francisco Clamote disse...

Não é muito provável, amigo Xisto, que a cenoura-brava de que fala seja a "Daucus muricatus". O Portal da SPBotânica não tem nenhum registo desta espécie na Beira Baixa e eu que também passo algum tempo nessa região e ainda com mais frequência passo por lá nas minhas viagens para a minha terra natal na Beira Alta, nunca a avistei por lá. Ao invés, há no referido portal registos de duas das subespécies de "Daucus carota": a subespécie nominal "Daucus carota carota" e a "Daucus carota maximus". Estas duas subespécies não diferem muito, no "hábito" da "Daucus muricatus".

Xisto disse...

Eu já tinha consultado o Flora on a propósito da Daucus mas as imagens deixam-me na dúvida. Obrigado Francisco, pelos seus esclarecimentos.