sábado, 12 de abril de 2014

Moscardo-maior (Ophrys fusca subsp. dyris)





Moscardo-maior, ou Moscardo-fusco [Ophrys fusca Link subsp. dyris (Maire) Soó]
Das três subespécies de Ophrys fusca que ocorrem em território português, já aqui haviam sido publicadas fotos quer da subespécie nominal (Ophrys fusca fusca) quer da subsp. binulunata. Para completar a série faltavam, pois, as fotografias da subsp. dyris, falta que, se não estou em erro quanto à identificação da subespécie em questão, fica agora remediada com a publicação das fotografias supra, obtidas nas proximidades do Castelo de Paderne, durante uma breve e recente passagem pelo Algarve.

Lugar onde:
Castelo de Paderne


7 comentários:

Xisto disse...

Segui os links para todos os "moscardos" e é sem dúvida uma espécie fascinante.
Igualmente fascinante, o amor pelas plantas, que pode levar alguém a percorrer os lugares, a pesquisar, a registar "os encontros" e, finalmente, a divulgar os seus achados. É um trabalho admirável. Pessoalmente, usufruo sempre grato.
Cumprimentos, Rui Oliveira

Francisco Clamote disse...

Obrigado, amigo, pelas palavras tão simpáticas. Cumprimentos.

Unknown disse...

Bom dia Francisco. Queria dizer-lhe que adoro o seu blog, as imagens e os textos. E adoro que indique onde encontrou as espécies, assim poderei seguir-lhe os passos e também eu poderei vê-las ao vivo. Estas fuscas devo procura-las mesmo à volta do castelo de Paderne? Posso estacionar o carro lá? Muito obrigada e espero que continue a dar-nos estas pistas e fotos fantásticas.
Cristiana Rocha

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Cristiana, pelo cumprimento.
A planta em questão eu encontrei-a não mesmo junto do castelo mas sim na encosta virada para a ribeira que passa perto. Não é, porém a única subespécie de O. fusca que ocorre na zona. Estacionamento existe mesmo junto do castelo. O acesso éque não é famoso.

Unknown disse...

Muito obrigada. Vou hoje aventurar-me para tentar encontrar estas belezas.

Unknown disse...

Muito obrigada. Vou hoje aventurar-me para tentar encontrar estas belezas.

Unknown disse...

Bom dia. Fui ontem a Paderne procurar as fuscas. Ainda a caminho, a conduzir, encontrei uma pequena colónia perto de uma pedreira. Depois lá fui eu até a ribeira, subi até ao castelo e lá no alto encontrei um bom número destas beldades. Têm tantas variações de cor e manchas que confesso que tive alguma dificuldade em identificar subsp. A Obrigada pela ajuda. Cristiana