quarta-feira, 16 de abril de 2014

Smyrnium perfoliatum

 




Smyrnium* perfoliatum L.
Erva bienal (tipo biológico: hemicriptófito) da família Apiaceae (Umbelliferae) com caules com 30 a 60 cm, erectos, ramificados na metade ou no terço superior; folhas basais penatissectas, com contorno triangular e segmentos ovados com margens serradas ou crenadas; folhas caulinares, em geral, indivisas, por vezes, trilobadas, alternas, amplexicaules, com margens serradas ou crenadas, raramente inteiras; flores dispostas em umbelas compostas (com 4 a 8 raios) por umbélulas com 10 a 20 raios.
Distribuição: Centro e Sul da Europa e Região Mediterrânica.
Em Portugal, se bem que os registos de ocorrência da espécie existentes no portal da SPBotânica (Flora.on) estejam concentrados no Centro Oeste do território do Continente, as fontes consultadas dão conta duma distribuição mais ampla  incluindo o Algarve, o Alto Alentejo, a Estremadura, o Ribatejo e a Beira Litoral. 
Ecologia/habitat: lugares frescos e algo sombrios, preferentemente sobre substrato calcário, a altitudes entre 200 e 1350m.
Floração: de Março a Junho.
(* Género pouco numeroso que apenas inclui 7 espécies, 5 existentes na Europa, estando presentes na Península Ibérica apenas 2 (in Flora Ibérica), tantas quantas as existentes em território português, onde além do S. perfoliatum, ocorre também e com frequência muito superior, o S. olusatrum.)
(Local e data: Serra de Montejunto; 15 - Abril - 2014)

Lugar onde:

(Vista parcial da ruínas do Convento Dominicano de Nossa Senhora das Neves, no alto da Serra de Montejunto)

Sem comentários: