domingo, 1 de setembro de 2013

Crucianela (Cruciata laevipes)




Crucianela (Cruciata laevipes Opiz *)
Erva perene, rizomatosa (com rizoma delgado e ramificado), da família Rubiaceae, com caules (com 15 a 75 cm) ascendentes, hirsutos, com pêlos patentes (ou seja, dispostos em ângulo recto, ou quase, em relação ao ponto de inserção), com folhas, em geral, sésseis, planas, com pêlos sedosos distribuídos mais ou menos homogeneamente em ambas as páginas; flores hermafroditas ou masculinas, sem cálice, com corola com 1,8 a 3,3 mm, em  geral, tetrâmeras (com 4 lóbulos) de cor amarela, dispostas (5 a 11) em inflorescências axilares, cimosas e bracteadas (característica que mais facilmente a distingue das suas congéneres). 
Distribuição: em grande parte da Europa, Sul e Sudoeste da Ásia. Introduzida na América do Norte. Em Portugal a sua distribuição parece estar limitada à Beira Alta, Beira Litoral e Trás-os-Montes e, provavelmente, ao Algarve (Serra de Monchique), sendo certo que, nesta altura, o Portal da APBotânica Flora.On, apenas contém registos de ocorrências na Beira Alta e Trás-os-Montes.
Habitat: em relvados nitrófilos, sombrios e húmidos.
Floração: de Abril a Agosto.
*Sinonímia: Galium cruciata (L.) Scop.;Valantia cruciata L.
(Local e datas: Rapoula do Côa - Sabugal; 16/19 - Junho - 2013)

1 comentário:

Joel Carvalho disse...

Pedimos desculpa mas é apenas para divulgar. Um casal, a crise, poupanças e histórias de quem vive a crise como muitos outros, mas onde a poupança é o melhor remédio. Pode passar a mensagem…? Obrigado!

http://ocarteiravazia.blogspot.com/