sábado, 22 de setembro de 2012

Sanganho (Cistus psilosepalus)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

Sanganho (Cistus psilosepalus Sweet *)
Pequeno arbusto da família Cistaceae muito ramificado, com a forma duma pequena moita (60-100cm) mais ou menos densa. Tem semelhanças com o Cistus monspeliensis, dele se distinguindo, em particular, pelo maior tamanho das sépalas (Obrigado, Miguel!).
É um endemismo ibérico que ocorre apenas na parte ocidental da Península Ibérica, incluindo a maior parte do território do Continente português e a parte mais ocidental de Espanha, geralmente, em solos ácidos, algo húmidos, arenosos ou xistosos, em zonas de clima húmido ou sob influência oceânica, pelo que, em Portugal, surge com mais frequência no norte e centro do país, sendo também mais abundante em regiões próximas do litoral do que no interior. 
É uma espécie calcífuga.
Floração: de Abril a Agosto.
*Sinonímia: Cistus hirsutus Lam.
[Locais e datas: Rapoula do Côa - Sabugal; 22 - Junho - 2012 (fotos 1, 2, 3 e 4); Barragem do Sabugal - Serra de Malcata; 20 - Junho - 2012 (foto5)]
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Tenho este Cistus no meu jardim. Encanta-me nele a profusão de flores.
Cumprimentos.

Isa GT disse...

Ah!!!.... se eu tivesse um jardim como o Rafael, de certeza, que não tinha um Cistus ;) saí mais ao meu avô do que à minha avó que adorava flores, desde os cravos, dálias e até aos modestos chorões de folhas carnudas, mas de flores liláses e amarelas, ela adorava enfiar tudo no quintal, ora vinha logo o meu avô, mais fã da horticultura dizer que ela andava a usar o pouco espaço para coisas que não serviam para nada, adorava ver aquelas disputas bem humoradas de cada cm de terra.
Na altura era mais normal eu andar ao pé do meu avô a arrancar as ervas no meio das cenouras do que a plantar flores com a minha avó... ao contrário do meu irmão em que nem uma coisa nem outra, nunca conseguiu distinguir a salsa dos coentros e muito menos a cebola do alho porro, nem no prato quanto mais na terra lol

(e agora para publicar o comentário, vou tentar provar que não sou um robô... vamos ver se acerto à 3ª lol)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Isa, pensava eu que já tinha retirado a confirmação de palavras para se aceder à publicação de comentários. Vamos lá ver se desta vez consegui remover essa dificuldade.
Bjos.