terça-feira, 5 de abril de 2011

Gagea peduncularis



Gagea peduncularis (J. et C. Presl) Pascher
Planta bulbosa, pertencente à família Liliaceae, a Gagea peduncularis  (em inglês: Yellow Star of Bethlehem) é uma espécie típica da Região Mediterrânica Oriental, encontrando-se, designadamente, em países como a Grécia, Creta e Turquia e também, mais recentemente, em Itália. Espécie de pequena dimensão (os exemplares encontrados, em mais que um lugar, não tinham mais que uns escassos 6 centímetros) ocorre, sobretudo, em terrenos secos e em lugares pedregosos. Floresce de janeiro até  finais de abril.
(Local e data: Vale de Dervent - Capadócia - Turquia; 29- março - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Paulo Araújo disse...

Coincidência: hoje é o dia da Gagea, pois no Dias com Árvores a Maria também mostrou uma. São duas espécies bastante parecidas, mas a G. pedicularis parece ser mais pequena do que a nossa e não ter as folhas tão estreitas. Aliás, ao que pude apurar, trata-se de um género em que a variação é pequena.

Fico à espera de mais postais turcos. Também gostei muito da anémona, essa sim bastante diferente das suas congéneres portuguesas (a mais parecida é a Anemone trifolia, que é frequente no Gerês e está nesta altura em floração).

Francisco Clamote disse...

Olá, Paulo. Obrigado, pela visita. Já tinha reparado na coincidência. E mais: depois de ver o "post" da Maria Carvalho até fiquei na dúvida sobre se o aprendiz não teria "metido a pata na poça".
De facto, trouxe da Turquia mais umas quantas fotografias de espécies que por lá encontrei, mas a verdade é que, para um leigo, como eu, não é fácil identificá-las. Publicá-las-ei se e à medida que as conseguir identificar.
Abraço.