sábado, 16 de abril de 2011

Armeria pseudoarmeria


Armeria pseudoarmeria (Murray) Mansf.
Planta da família Plumbaginaceae, é um endemismo português, que ocorre apenas nas proximidades do Cabo da Roca (Serra de Sintra). É uma espécie belíssima, infelizmente, ameaçada pelo abraço sufocante do Chorão-das-praias (Carpobrotus edulis).
O exemplar acima reproduzido foi mesmo fotografado na plataforma do Cabo da Roca, mas não lhe auguro grande futuro no local, onde o exótico Chorão-das-praias é rei e senhor. Em risco não está apenas a Armeria pseudoarmeria, mas todas as espécies nativas, sendo raros os exemplares que ainda por ali subsistem.
Estando o Cabo da Roca integrado no Parque Natural de Sintra-Cascais, espanta tanta indiferença perante esta situação, indiferença que, face ao actual estado das coisas, só pode classificar-se como um crime ambiental grave e de nefastas consequências para a flora local.
(Reeditado: A planta aqui publicada foi inicialmente identificada como sendo a Armeria welwitschii, quando na verdade se trata da Armeria pseudoarmeria. As minhas desculpas a todos os visitantes a quem , ainda que involuntariamente, induzi em erro.)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Dulce B. disse...

uma flôr lindissima!