sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ononis diffusa

Ononis diffusa Ten.

Este "post" mais não é que uma forma de confirmar ao Paulo Araújo que a Ononis diffusa  também se encontra em zonas do litoral a sul do Tejo. Isto, claro está, se não tiver havido engano da minha parte na identificação da espécie.
 Dispenso-me de mais informação sobre a planta, porque o melhor mesmo é o leitor dar uma espreitadela ao "post" da autoria do Paulo Araújo, publicado no "Dias com árvores", um blogue de referência, onde o saber se alia à qualidade da escrita.  
(A planta foi encontrada num terreno arenoso, na plataforma superior da Arriba Fóssil, na Costa da Caparica, em 17 de Maio de 2010.)

3 comentários:

O cozinheiro solitário disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes posts bem feitos, quase que desenhados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. O meu dilema agora é cozinhar… A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Paulo Araújo disse...

Obrigado, Francisco, pela simpática referência ao Dias com árvores. De facto parece tratar-se da Ononis diffusa (ou pelo menos daquilo que eu acho que é a Ononis diffusa), embora as plantas deste género tenham todas flores muito parecidas; mas o facto de ela morar na areia e ter um ar tão pegajoso (ou glanduloso) torna muito plausível a identificação. E, assim sendo, já acredito que a planta se distribua de norte a sul do país.

Isa GT disse...

Mais uma planta que só me lembra a palavra... resistência :)

Bjos