sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Campainhas-da-primavera (Acis trichophylla)

(plantas )

(flores)

(flor - pormenor)

(Cápsula - sementes)

Aparentemente, esta planta, da família Amaryllidaceae, com a designação científica Acis trichophylla (Schousb.) Sweet (sin. Leucojum trichophyllum Schousb.)  não se distingue (eu, pelo menos, não a distingo) da Acis autumnalis Herb. (sin. Leucojum autumnale L.), conhecida entre nós pela designação de Campainhas-do-outono. O que, aos meus inexperientes olhos, as diferencia é a época da floração. Enquanto esta floresce de setembro a novembro, digamos, no outono, a Acis trichophylla floresce a partir do final do inverno e durante a primavera. Daí o atribuir-lhe, na falta de outra conhecida, a designação de Campainhas-da-primavera, pois não desmerece das Campainhas-do-outono.
Trata-se, num caso e noutro, de plantas bulbosas, mas enquanto as Acis autumnalis ocorre em terrenos de mato e terrenos incultos e pedregosos, no litoral ou no interior do território, a Acis trichophylla  ocorre, por regra, em terrenos arenosos e nas proximidades do litoral.
Estará, a estas horas, o leitor a perguntar-se como é que o autor destas linhas sabe de que planta se trata. Ora, nem mais, pelas datas e pelo local onde as fotografias foram obtidas.
(Local: Plataforma superior da Arriba Fóssil - Costa da Caparica. Datas: Por ordem de apresentação: 31- 03-2010; 18-03-2010; 07-03-2010; 17-05-2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Isa GT disse...

Independentemente do local ou da data... as flores são graciosas, frágeis e belas :)

Bjos

Francisco Clamote disse...

De acordo, Isa. Abraço.