terça-feira, 14 de setembro de 2010

Coqueiro (Cocos nucifera)

Coqueiros no recinto da Basílica do Bom Jesus, em Velha Goa (agora batisada de Old Goa)

Coqueiro no mesmo local

Frutos (cocos)
Quem é que, em Portugal, não sabe o  que é um Coqueiro ? Ninguém, suponho eu, desde que Cavaco Silva se fez fotografar a trepar a um coqueiro durante uma visita a S. Tomé e Príncipe (se não estou em erro). Em todo o caso, aqui fica mais uma espécie para ampliar a colecção do "Botânico", espécie  pertencente à família Arecaceae e que dá pelo nome científico de Cocos nucifera L.
Ignora-se qual seja a região originária do Coqueiro, repartindo-se as opiniões pelo sudeste asiático e pelas regiões do nordeste da América do Sul. Seja como for, certo é que a planta se distribui, actualmente, seja devido à actuação humana, seja por acção de correntes marítimas, pelas regiões costeiras das regiões tropicais de todos os continentes.
A planta tem múltiplas utilizações. Dos frutos (cocos) aproveita-se a polpa interior para alimentação em fresco ou para ser usada em culinária, depois de seca, dela se obtendo também o chamado "óleo de coco"; o líquido que se forma na cavidade interior do coco, designada por "água de coco", é utilizado como refrescante. A casca exterior pode servir como combustível e para dela se extraírem fibras usadas para fins diversos. A madeira do tronco é utilizada na construção. E, finalmente, as folhas podem ser utilizadas na confecção de cestas e doutros produtos de artesanato, bem como na cobertura de habitações.
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Isa GT disse...

Já nem me lembrava dessa... o Cavaco a subir um coqueiro... mas fez-me sorrir, coisa que hoje em dia já vai custando ;)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Isa, felicito-me por ter contribuído para esse sorriso. Abraço.