quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bardana-menor (Xanthium strumarium)

(aspecto geral)
(pormenor)
Planta da família Asteraceae e originária da América do Norte, a Bardana-menor (Xanthium strumarium L. ) (que é conhecida no Brasil pelas designações vulgares de  Carrapicho-de-carneiroCarrapicho-grande, além de outras) é, actualmente, considerada como planta cosmopolita, tendo em conta a sua distribuição a nível de todo o globo. Em Portugal também ocorre, designadamente nas regiões do Ribatejo, Alto Alentejo, Beiras , Trás-os-Montes, Alto Douro e Minho, surgindo habitualmente em zonas com muita humidade e frequentemente na proximidade de cursos de água, pois a abundância desta é necessária à germinação das sementes e as correntes contribuem para a sua dispersão.
A planta é utilizada em fitoterapia e, ao mesmo tempo, é considerada tóxica mesmo para os animais herbívoros que, embora não mostrem apetência por ela, podem, em caso de míngua de outros vegetais, ter que recorrer a ela para se alimentar. Não admira, por isso que, em muitos lugares, ela seja tida na conta de planta daninha.
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Mena Vale disse...

Olá boa noite.
durante uma pesquisa sobre a planta "Bardana" encontrei o seu blog. gostaria de saber como posso ter uma planta.
Sou do cocelho de Almada, mas neste momento encontro-me nos Açores!!
Aguardo resposta

Francisco Clamote disse...

Pouco mais lhe posso adiantar além do que escrevi no "post", ou seja, que a planta se encontra com frequência em zonas húmidas e na proximidade de cursos de água. Sendo a Mena do concelho de Almada, posso adiantar-lhe que pode encontrar a Bardana-menor, no Parque da Paz, junto ao lago artificial lá existente. Nos Açores, não faço ideia onde poderá encontrá-la. Cumprimentos.