sábado, 4 de setembro de 2010

Árvore-mastro (Polyalthia longifolia)

(1)

(2)

(3)
Planta da família Annonaceae, a Polyalthia longifolia Sonn é originária da Índia (onde as fotografias foram obtidas) e do Sri Lanka, mas foi introduzida para fins ornamentais noutros países tropicais, como, por exemplo, no Brasil, onde é designada por Árvore-Mastro, Ashopalo ou Choupala (Fonte).
O uso, como planta ornamental, da Polyalthia longifolia,  nos países de origem e, designadamente, na Índia, é também o mais importante, encontrando-se com frequência, quer em parques públicos, quer em praças, ruas e avenidas, sendo igualmente utilizada em jardins privados para formar sebes vivas, já que tolera podas profundas para obter os resultados desejados (foto 2). Na Índia, as próprias folhas (foto 3) são usadas como elemento decorativo em festas religiosas ou de outra natureza.
(Clicando nas imagens, amplia)

9 comentários:

Isa GT disse...

Confesso que se tivesse um sítio para poder ter árvores, gostaria mais de laranjeiras, limoeiros, macieiras, pessegueiros,... ;)))
Manias...lol

Bjos

Francisco Clamote disse...

Sou da mesma opinião e procuro praticar. Mas não não me desagrada que, para além das árvores de fruto, também haja lugar para as plantas ornamentais.Muitas vezes, no entanto, nas nossas cidades e vilas, bem se podia juntar o útil ao agradável, o que muito raramente acontece.

Unknown disse...

Francisco, gostei desta árvore. Onde posso conseguir sementes ou mudas deste tipo de árvore. Agradeço. Carlos (carlosdasilvadasilva@gmail.com)

Anónimo disse...

Francisco gostei muito desta planta. Onde posso conseguir sementes ou mudas? agradeço.

Unknown disse...

bom dia
me chamo Marcio, comprei algumas sementes de choupala e gostaria de saber sobre a germinação das mesmas " tempo" ?

Unknown disse...

bom dia

sr. francisco , como se comporta a germinação das sementes de choupala, comprei algumas e estou ansioso parma saber. ?

Unknown disse...

Amei essa planta gostaria de mudas dela como faço para adiquir

Francisco Clamote disse...

Lamentavelmente, não lhe sei dizer.

Anónimo disse...

Tenho uma árvore dessa, plantei no canteiro na frente da minha casa, mas agora estou preocupada pois não sei como cresce a raiz dela. Alguém pode me ajudar a sanar essa dúvida? Desde já agradeço