terça-feira, 10 de agosto de 2010

As minhas plantações (I)

É verdade: no início deste ano fiz umas quantas plantações de diversas espécies, a maior parte com sucesso. Trago aqui, para prova da plantação e do êxito, este exemplar de Castanheiro (Castanea sativa Mill.) da variedade "Martaínha".
O castanheiro, como é sabido, é uma árvore, da família Fagaceae, que pode atingir grandes dimensões e maior longevidade. Em Portugal ocorre sobretudo no interior norte e centro do território do Continente, geralmente em solos argilosos, conhecendo, no entanto, alguma regressão, devido à doença da tinta, aos incêndios e à invasão de outras plantas, como o pinheiro bravo, embora, nos últimos anos, se tenha também assistido ao aumento do número de plantações.
Algumas dessas novas plantações destinam-se à  produção de madeira (muito apreciada em marcenaria) embora o fim principal do cultivo do castanheiro continue a ser a produção da castanha que, não tendo já a importância alimentar que teve em séculos passados, continua a ser muito apreciada, podendo ser consumida em natureza, cozida, assada ou transformada em farinha, designadamente, para uso em confeitaria.
(Clicando na imagem, amplia)

3 comentários:

Isa GT disse...

Quando centenárias, são árvores que impressionam, o meu avô era de uma aldeia, perto da Guarda, com enormes castanheiros, doces castanhas, belíssimas sombras e boas recordações :)

Bjos

Francisco Clamote disse...

Tem toda a razão, Isa.

Luuuuuua disse...

foarte interesant blog