quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Roseira-brava (Rosa corymbifera)

(Clicando, amplia)
A Roseira-brava, também conhecida pelos nomes comuns de Rosa-brava, Rosa-canina, e Rosa-de-cão, entre outros [com o nome científico de Rosa corymbifera Borkh. e sin.: Rosa canina L. var. dumetorum (Thuill.) Crép.; Rosa canina L. var. scabrata Crép. ; Rosa canina L. var. urbica (Léman) Baker e Rosa canina L. var. urbica Crép.] é originária de "grande parte Europa e da Ásia, do Noroeste de África e da Macaronésia encontrando-se também distribuída por outros continentes, como planta naturalizada. Em Portugal, é frequente encontrar-se em matos e matagais e mesmo à beira dos caminhos.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Rosales; Família: Rosaceae; Género: Rosa; Espécie: Rosa corymbifera.

6 comentários:

BCas disse...

Que linda... E esta espécie comum ou silvestre é muito perfumada? Vários perfumes usam óleo esencial ( a maioria artificial) de rosa canina. Linda foto. Posso ilustra minha resenha de rosas com ela?Beijocas. Elisabeth

Francisco Clamote disse...

Tenho muito gosto em que use a foto para o fim pretendido. Saudações amigas.

Sara disse...

Olá! Gostaria que me ajudasse a encontrar uma roseira brava. Sabe de algum local ou viveiro onde encontre?
Moro na zona de Lisboa, mas viajo por todo o país.
Obrigada e parabéns pelo blog!

Francisco Clamote disse...

Viva, Sara.
Teria muito gosto em ajudá-la se pudesse, mas não é o caso, infelizmente. De facto, não sou frequentador de viveiros, pois gosto mais de fazer excursões pelo campo. Em todo o caso, suponho que através de uma simples pesquisa na net poderá encontrar algum viveiro que possua o que pretende. Na natureza, encontram-se com frequência roseiras bravas, mas é impossível identificar o sítio exacto, até porque não conheço o nome dos locais onde já as tenho encontrado. Se lhe disser, por exemplo, que há roseiras bravas na Arrábida não lhe adianta nada a informação que lhe estou a dar, como é óbvio. Ir além de informações deste tipo é-me, no entanto, absolutamente impossível.
Desculpe não lhe poder ser útil. Aceite as minhas saudações.

Majo disse...

.
~ Só conhecia a variedade em cor-de-rosa. É a primeira vez que reparo na variedade de flor branca.

~ A rosa canina é muito cultivada na actualidade devido ao aproveitamento dos frutos para consumo humano, sob a forma de tisanas, xaropes, rebuçados e comprimidos, pois possuem um teor elevado de vitamina C.
.

Unknown disse...

Olá
Ainda está à procura?
Há bastante aqui na Figueira da Foz, mesmo ao lado do meu edifício.