domingo, 9 de agosto de 2009

Pepino-de-São Gregório (Ecballium elaterium)


(Clicando, amplia)
O Pepino-de-São Gregório [Ecballium elaterium (L.) A. Rich.] também designado pelos nomes comuns de Pepino-do-diabo e Pepino-bravo é uma planta originária da Região Mediterrânica e Macaronésia. As sementes, em especial, mas também a planta, no seu todo, são tidas como tóxicas.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Cucurbitales; Família: Cucurbitaceae; Género: Ecballium; Espécie: Ecballium elaterium.
(A planta foi fotografada junto ao castelo de Santiago do Cacém)

20 comentários:

Joana disse...

Onde é que posso apanhar pepinos de são gregório?

Joana disse...

Onde é que posso apanhar pepinos de são gregório? Também moro em almada...

jpfranco disse...

Esta planta milagrosa foi-me recomendada há cerca de 15 anos, e desde essa altura não mais tive problemas com a sinusite. Passei momentos terriveis, mas felizmente tudo já não passa de uma recordação. Recomendo a sua utilização sempre que se fala do assunto. Há cerca de 3 meses um amigo manifestou-me o seu regular sofrimento com este problema. Prometi interessar-me pelo caso, contando passar na zona da Vidigueira, mesmo dentro da Vila, na estrada principal, onde descobri o meu "remédio", o facto é que numa recente visita ao castelo de Evoramonte, eis que a poucos metros da entra num ligeiro declive, ali estavam as benditas plantas com os frutos em excelente estado.

Anónimo disse...

Este pepino foi uma boa coisa que me aconteceu depois de ter sido operado à sinusite e passado um mês estava de novo a cortisona, antibióticos outro para as dores era um completo desespero até que alguém me recomendou e me disse onde apanhar os pepinos na Nazaré, foi um alivio nunca mais tive problemas graves com a sinusite. A planta tenho-a em vasos e estou a colocar os pepinos em alcool para fazer esfregaços para as dores.

mª Jesus disse...

estive de ferias no alentejo e um visinho de meus pais falou-me nesta planta,por isso como sou uma pessoa curiosa comecei a prestar atenção, e até hoje já encontrei perto de mim (odivelas) a dita planta,logo aguardo que comecem a amadurecer os pepinos para recolher as sementes para poder plantar. obrigada pela informação contida no botânico aprendiz
Maria de Jesus

António Gamito disse...

Em Santiago do Cacém existem exemplares muito desenvolvidos na barreira onde está a biblioteca municipal. Ainda no interior da cidade, junto à estrada para Santa Cruz é possível encontrar alguns exemplares, bem como à entrada do bairro da Cativa. Os herbicidas é que os vão eliminando.

Fernanda Botelho disse...

e o que fazer quando apanhamos uma fortíssima irritação da garganta devido ao facto de uma das gotas ter escorrido do nariz para a garganta que foi o que me aconteceu à cerca de 3 horas e continuo com a garganta inchada e dorida como se tivesse com uma forte amigdalite? já ingeri muita água e chá, spary de propólis e nada...

Francisco Clamote disse...

Boa pergunta, Fernanda, a que, no entanto, não sei responder. Como a planta é tóxica, talvez não seja má ideia consultar um médico.

Jose Pedrosa disse...

Tenho pepinos do diabo no quintal do meu filho, alguem me sabe dizer a quantidade de pepinos que se tem de adicionar a 1 L de Alcool'
Cumpts
Jose Pedrosa

Anónimo disse...

Eu ando a procura de pepino s.gregorio a muito
tempo e nao encontro!Podia me informar a onde posso encontrar
.Sou da limha de Sintra

Francisco Clamote disse...

Só lhe posso dizer onde é que já os encontrei. Em ambos os casos junto de castelos: em Santiago do Cacém e em Mértola.

Anónimo disse...

Gostaria de saber por favor na Nazaré onde apanhar, já que houve alguém que falou da Nazaré e gostaria de saber qual a altura do ano para se apanhar. Obrigado

Francisco Clamote disse...

Anabela não faço ideia se a espécie existe na Nazaré e também não sei qual a altura própria para a colheita e nem sequer sei qual a parte da planta que é utilizada.Sorry!

Anónimo disse...

Será que existe extrato dos pepinos de Sao gregorio nas ervanárias?

Silvia Agarus disse...

Na Ericeira há muito um pouco por todo o lado. Nesta altura do ano eles estão maduros, basta tocar nas plantas e elas "cospem" um liquido juntamente com as sementes. Quem precisar posso enviar pelo correio.
agarus.lisboa@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia, alguém sabe se existe extrato dos pepinos de São Gregório à venda em ervanárias ou farmácias de produtos naturais? Obrigada.

Unknown disse...

Pode enviar pelo correio sementes do Pepino

Unknown disse...

Boa tarde,
Tive esta planta durante muitos anos plantada no meu quintal +Aveiro) mais tarde tive de mudar de casa e como não tinha onde plantar perdi está possibilidade. Conheço bem os benefícios medicinais da plante no que diz respeito a sinusite.
Será que era possível enviar-me um pé ou sementes para plantar?
O meu contacto é 918017910=, sou de Aveiro e chamo me Gabriela Reis

Anónimo disse...

Gostaria de saber como se utiliza o pepino de São Gregorio para câncer?

Anónimo disse...

Boa noite, uma senhora me informou que beber chá do pepino de São Gregório faz bem a síndrome dos Ovários Poliquisticos, mas não perguntei a essa mesma senhora qual parte da planta que é boa para fazer chá, já ouvi dizer que é tóxico e que não podemos fazer chá dessa planta. Gostaria que alguém me ajudasse.