terça-feira, 21 de julho de 2009

Plantas aromáticas: Segurelha (Satureja hortensis)

(Clicando, amplia)
A Segurelha (Satureja hortensis L.) também designada pelos nomes comuns de Segurelha-anual e Segurelha-das-hortas, entre outros (em inglês: Summer savory ) é uma planta que se distribui pelo Sul e Leste da Europa e Ásia Ocidental (Turquia). É uma planta utilizada como aromatizante culinário, sendo mesmo cultivada para tal fim. Em Portugal pode ser encontrada em estado silvestre.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Lamiales; Família: Lamiaceae; Género: Satureja; Espécie: Satureja hortensis.

4 comentários:

Crix disse...

Diáriamente sigo o Botânico e hoje fui espreitar o Biólogo: parabéns, que delicia as suas fotos dos animais mas sobretudo das aves, que é a minha outra paixão. Simplesmente não as sei fotografar; as flores são modelos mais pacientes, :))

Anónimo disse...

Boa tarde,
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da segurelha. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br

Obrigada
Paula Zanforlin

ROSANE MACHADO PINTO disse...

onde consigo mudas ,ou é semente?amo temperos naturais .

Francisco Clamote disse...

Rosane, a segurelha obtém-se normalmente através da sementeira. Há, no entanto, espaços comerciais, supermercados, por exemplo, onde se vende já em vasos. Isto, pelo menos, em Portugal. Onde encontrar sementes, isso não lhe sei dizer.