sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Plantas silvestres: Aroeira

(Pormenor de um ramo com frutos)
(A planta)

Aroeira ou Lentisco verdadeiro é nome dado a esta planta em Portugal, com o nome científico de Pistacia lentiscus L. Pertence à Classe das Magnoliopsida; Ordem: Sapindales; Família: Anacardiaceae; Género: Pistacia.
É um arbusto de folha persistente que cresce espontaneamente em toda a região mediterrânica e nas Ilhas Canárias, em terrenos secos e de matagal. É uma planta dióica. Os seus frutos são pequenos não tendo mais que 4 ou 5 mm de diâmetro e, pelo menos em Portugal, tanto quanto sei, não são utilizados para qualquer finalidade.
Desta planta extrai-se, no entanto, através de cortes no tronco, uma resina aromática denominada almácega que na época clássica era utilizada como goma de mascar, sendo ainda usada actualmente no fabrico de cosméticos e licores, em medicina dentária e em pastelaria e confeitaria.
A Aroeira também vem sendo utilizada como planta ornamental.
Como curiosidade, assinale-se que existe na freguesia da Charneca da Caparica, concelho de Almada, uma zona a que foi dado o nome desta planta, "Aroeira".

8 comentários:

Lucas Bueno CRP 06/80188 disse...

Moro em Ubatuba SP Brasil e tenho no jardim uma aroeira cujos frutos atraem uma grande quantidade de pássaros.Adorei saber que existe também em Portugal.

jose silva disse...

Interessante o uso desta planta que pensava ser venenosa pois os animais não a comem mesmo que estejam com fome falo de herbívoros claro sabia que era uma planta ou arbusto mediterrânica mas se for cuidada e aparada devidamente transforma-se numa arvore de copa redonda como a oliveira ou sobreiro.
É uma madeira bastante resistente e com alguma flexibilidade o que lhe dá características ótimas para cabos de ferramentas.
Eu nasci numa aldeia que se chama Carvalhal de Aroeira concelho de Torres Novas

SunriseW disse...

José Silva,
será possível fazer o envio de alguns paus de aroeira por correio?
Grata pela atenção.

Rosa disse...

Moro em Valinhos, essa planta é a Aroeira Branca,também conhecida como pimenta Rosa pode ser usada nos alimentos , não arde, e dá um sabor
muito bom
20 de dezembro de 2013

Vilaça disse...

A resina do lentisco era usada pelos árabes na massa do reboco impermeável das cisternas de água.

Isanja iza disse...

Alguem me sabe informar onde posso encontrar a aroeira para plantar cá em Portugal. Desde jà agradeço.

cris disse...

Sra. D. Isanja
Se vier ao Algarve apanha quantas quiser no mato. Há milhões e é quase uma praga.

informação complementar disse...

Atenção:
Há duas plantas diferentes com o mesmo nome. A Aroeira do Brasil, que tem como fruto as bagas da famosa Pimenta Rosa,Pimenta de Bourbon ou Pimenta Brasileira, nada tem a ver com uma outra Aroeira, planta espontânea em Portugal e em vários países do Mediterrâneo e que dá nome a algumas localidades em Portugal. A primeira tem o nome científico Schinus terebinthifolius, enquanto a segunde designa-se Aroeira ou Lentisco verdadeiro, com o nome científico de Pistacia lentiscus L. Nem sequer são da mesma família!!!