quinta-feira, 14 de abril de 2022

Ervilhaca-amarela (Vicia lutea subsp. lutea)




Ervilhaca-amarela ou Ervilhaca-de-flor-amarela (Vicia lutea subsp. lutea L. )
Erva anual, trepadora, glabrescente ou com indumento ralo de pêlos mais ou menos rígidos; com caules ascendentes ou procumbentes, angulosos, podendo atingir até 50 cm; folhas com 5 a 8 pares de folíolos, terminando em gavinha ramificada; folíolos elípticos ou oblongo-elípticos; inflorescências com 1 a 3 flores, com pedúnculo não superior a 2mm; flores com pétalas esbranquiçadas ou amareladas; fruto comprimido, com 2 a 4 sementes, glabro ou com pilosidade dispersa, sementes esferoidais ou ovóides, ligeiramente comprimidas, lisas, de cor acastanhada, por vezes com manchas mais escuras.
Tipo biológico: terófito;
FamíliaFabaceae (Leguminosae)
Distribuição: Centro, Sul e Oeste da Europa, Cáucaso, Transcaucásia, Ásia Menor, Norte de África e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias).
Em Portugal ocorre como planta autóctone, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, quer em todo o território do Continente.
Ecologia/habitat; campos agrícolas, terrenos de pastagem e outros relvados, bermas de caminhos, orlas e clareiras de matos, a altitudes até 1700m.
Floração: de Março a princípios de Julho.
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: