domingo, 25 de abril de 2021

Lírio-roxo (Iris germanica)




Lírio-roxo *(Iris germanica L.)
Erva perene, rizomatosa, de folhas ensiformes, com caules cilíndricos, lisos, por vezes, ramificados no topo, que podem atingir até cerca de 100 cm.
Tipo biológico: geófito;
Família:Iridaceae;
Considerada por alguns autores com um híbrido natural (v.g.: I. palida x I. variegata) e de origem duvidosa (Europa central e meridional, para uns; região mediterrânica oriental para outros tantos) certo é que esta espécie é, desde há muito tempo, cultivada como planta ornamental, encontrando-se actualmente naturalizada em grande parte do globo. Portugal não é excepção.
A sua dispersão fica a dever-se, pelo menos, na maior parte dos casos, ao abandono e deposição de rizomas e de outros restos de plantas retiradas de cultivo. Não admira, por isso, que ela surja, sobretudo em "taludes de estradas, bermas de caminhos, entulhos [e] (...) perto de habitações em ruínas" (fonte), o que, todavia, não exclui o seu aparecimento noutros locais. Mesmo em tais casos, a explicação para o seu aparecimento será, provavelmente, a mesma, visto que a planta, no espaço da Península Ibérica é, também provavelmente, estéril, de acordo com o entendimento expresso na Flora Ibérica, sendo pois improvável que a propagação da espécie possa ter origem na dispersão de sementes.
Floração: de Fevereiro a Junho.
* Outros nomes comuns: Lírio-da-Alemanha; Lírio-germânico; Lírio-cardano; Íris-de-Florença; Lírio-florentino; Lírio-cor-do-céu; Lírio-roxo-dos-montes. No Brasil: Flor-de-lis, Íris-barbado.

Sem comentários: