domingo, 5 de janeiro de 2020

Juncus tenageia



Juncus tenageia Ehrh. ex L. fil.
Erva anual, cespitosa, com 5 a 37 cm; caules cilíndricos; folhas basais: 1 a 3; caulinares: 1, 2 ou nenhuma; flores com tépalas desiguais caracterizadas por terem uma faixa central verde-acinzentada e duas laterais castanho-avermelhadas; fruto (cápsula) subgloboso, obtuso, de cor castanha, mais ou menos clara, brilhante.
Segundo a Flora Ibérica, nas montanhas do Centro e do Noroeste da Península Ibérica ocorrem formas anãs desta espécie (onde, cumpre referir, se incluem os indivíduos das fotos supra) formas que são classificadas por alguns autores como uma subespécie que leva o nome de  Juncus tenageia subsp. perpusillus Fern.-Carv. & F.B.Navarro, mas às quais a Flora Ibérica entende não atribuir relevância taxonómica.
Tipo biológico: terófito;
Família: Juncaceae;
Distribuição:   Centro e Sul da Europa; Sibéria e Oeste da Ásia; Norte e Leste de África.
Em Portugal, distribui-se, ainda que de forma descontínua, ao longo de todo o território do Continente. Ausente, quer do arquipélago dos Açores, quer do arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: pastagens anuais em terrenos temporariamente encharcados, em substrato preferentemente silicioso, a altitudes até 2900m.
Floração: de Maio a Setembro.
(Local e data do avistamento: Serra da Estrela; 11 - Julho - 2019)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: