sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Aneixa (Rapistrum rugosum subsp. linnaeanum)

 
(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Aneixa * (Rapistrum rugosum subsp. linnaeanum (Coss.) Rouy & Foucaud)
Erva anual, com caule erecto, em regra, muito ramificado, que pode atingir até cerca de metro e meio; folhas com formas variadas (de inteiras a penatissectas); flores (muito numerosas) com (4) pétalas amarelas dispostas em forma de cruz, unguiculadas (com unha maior do que a das sépalas)  agrupadas em inflorescências em cacho; frutos formados por 2 segmentos bem distintos (o inferior cilíndrico; o superior globoso).
Em Portugal, tal como em Espanha, ocorrem duas subespécies: a nominal (Rapistrum rugosum subsp. rugosum) e aquela a que se referem as imagens supra (R. r. linnaeanum), podendo distinguir-se as duas subespécies em função, sobretudo, da forma e comprimento dos pedicelos frutíferos e do segmento inferior dos frutos: enquanto que na subespécie linaeannum, o pedicelo tem um comprimento 2 a 4 vezes superior ao do segmento inferior do fruto (que é, em geral, estéril ou monospermo), sendo os dois aproximadamente iguais em largura (v. supra foto 4); na subespécie nominal, o comprimento do pedicelo é apenas 1 ou 2 vezes superior ao do segmento inferior do fruto (que é, por sua vez, polispermo ou monospermo), tendo este cerca do dobro da largura do pedicelo (v. foto infra).
Tipo biológico: terófito;
Família: Brassicacaeae (Cruciferae)
Distribuição (subsp. linneanum): Sudoeste da Europa (Baleares em Espanha; Alto Alentejo, Estremadura, Ribatejo e Beira Litoral em Portugal) e Noroeste de África.
Ecologia/habitat: planta arvense e ruderal que pode encontrar-se, designadamente, em campos cultivados e incultos, taludes, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 1000m.
Floração: de Fevereiro a Junho.
* Outros nomes comuns: Rinchão; Saramago-da-rocha; Saramago-de-semente-redonda; Saramago-rinchão (fonte)
[Locais e datas da captação das imagens supra: Parque da Paz - Almada; 15 - Abril - 2014 (fotos 1, 2, 4 e 5); Seixal; 11 - Abril - 2019 (fotos restantes)]

Foto captada na Costa da Caparica em 28 - Março - 2018 

Sem comentários: