segunda-feira, 29 de julho de 2019

Pilosella galiciana









Pilosella galiciana (Pau) M.Laínz
Erva perene, sem estolhos ou com estolhos grossos, curtos e raros, quando excepcionalmente existam; folhas da roseta subcoriáceas, sem pêlos estrelados, nem glandulíferos, apresentando apenas alguns raros pêlos simples, dispersos sobretudo pelas margens do limbo; escapos com 1 a 4 capítulos com lígulas de amarelo claro na página superior e avermelhadas no verso.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Asteraceae; (Compositae)
Distribuição: endemismo ibérico com ocorrência limitada ao noroeste da Península Ibérica. 
Em Portugal a sua ocorrência parece circunscrita à Serra da Estrela (Beira Alta e Beira Baixa).
Ecologia/habitat: pastagens permanentes sobre solos siliciosos em zonas montanhosas, a altitudes desde 1200 a 2500m.  
Floração: de Junho a Agosto.
(Local e data do avistamento: Serra da Estrela; 12 - Julho - 2019)
(Clicando sobre as imagens, amplia)


2 comentários:

Jan Jansen disse...

É ótimo que você tenha conseguido determinar isso in situ. Na época em que encontrei esta espécie, não havia chave estendida. Eu tive contatos com Gonzalo Mateo em 2012. Enviei-lhe fotografias dos anos 90 quando observei estes Hieracium cf vahli specimens em vários locais (ainda tenho as coordenadas e enviei-as para a equipa da lista vermelha). De acordo com Mateo, as fotos mostram uma das três espécies muito semelhantes (vahlii-galiciana-unamunoi), mas não consigo ver as microglands nas folhas (não é possível nas imagens) e esse é o melhor caractere para distinguir entre eles. Você deve ver com aumento: sem glândulas (galiciana), muitas glândulas (vahlii), muito poucas glândulas (intermediário: unamunoi). Um abraço, Jan Jansen.

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Jan, pelo seu comentário, que é bem mais rigoroso do que a minha publicação. Em boa verdade, perante o seu comentário, eu não posso excluir, em absoluto, que as plantas que fotografei não possam pertencer às "formas intermédias" que o Jan menciona, pois, na verdade, não verifiquei as características que também cita. Tive sim em consideração o facto de a "Flora Iberica" não as dar como presentes em território português. Como compreenderá, a um leigo como eu, não se pode pedir muito mais. Abraço.