domingo, 3 de março de 2019

Verónica-folhas-de-tomilho (Veronica serpyllifolia subsp. serpyllifolia)








Verónica-folhas-de-tomilho ou Verónica-mimosa (Veronica serpyllifolia L. subsp. serpyllifolia)
Erva perene,  com 8 a 30 cm; caules, de prostrados a ascendentes, radicantes na parte prostrada, em geral pilosos (com pêlos curtos, aplicados, antrorsos), por vezes glabros; folhas de suborbiculares a ovadas, sésseis ou curtamente pecioladas, com margem inteira, dentada ou crenada; flores (com 5 a 12 mm de diâmetro, de corola azul, lilás, rosada ou esbranquiçada, com veias de cor púrpura ou de cor azul mais ou menos carregada) agrupadas (8 a 25) em inflorescências terminais em forma de cacho. O fruto é uma cápsula achatada, mais larga do que comprida, aproximadamente cordiforme, com revestimento glanduloso, visível sobretudo na zona da quilha.
Tipo biológico: hemicriptófito;
FamíliaPlantaginaceae;
Distribuição: planta subcosmopolita, originária das zonas temperadas da Europa e da Ásia; Norte de Marrocos e  América do Norte e introduzida no hemisfério Sul.
Em Portugal ocorre, como planta autóctone, quer no território do Continente (Alto Alentejo; Beira Baixa; Beira Alta; Beira Litoral; Douro Litoral; Minho e Trás-os-Montes), quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: bosques; prados; lameiros e outros lugares húmidos e sombrios a altitudes até 2400m. Indiferente à composição do solo.
Floração: de Abril a Agosto.
[Local e data do avistamento: Castro Laboreiro (Minho); 23 - Junho - 2018]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: