terça-feira, 18 de setembro de 2018

Pastel-dos-tintureiros (Isatis tinctoria)






Pastel-dos-tintureiros ou Pastel (Isatis tinctoria L.)

Erva bienal, glabra ou pubescente, glauca, com caules erectos, ramificados na parte superior, podendo atingir até 150 cm de altura.
Planta muito semelhante à sua congénere Isatis platyloba. No entanto, os frutos permitem distinguir facilmente as duas espécies. Na I. tinctoria, os frutos, quase espatulados, são pelo menos 2 vezes e meia mais compridos que largos, enquanto que que nos frutos da I. platyloba (de orbiculares a  ovalados) a relação entre comprimento e largura é sempre inferior àquela. Outro dado a ter em conta: a I. platyloba é sempre glabra.
Tipo biológico: hemicriptófito
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Distribuição: Região Mediterrânica; Europa Central e Sudoeste da Ásia. Introduzida noutras regiões da Europa e da Ásia e na América do Sul e do Norte.
Em Portugal, a sua ocorrência parece limitada à região de Trás-os-Montes. Pelo menos, é nessa região que se concentram os poucos registos existentes no portal da da SPBotânica (Flora.on).
Ecologia/habitat: campos cultivados e outros locais alterados por intervenção humana, em solos básicos ou em terrenos arenosos siliciosos, a altitudes entre 500 e 1800m.
Floração: de Abril a Julho-
Nota. Trata-se de uma planta largamente cultivada desde tempos muito antigos para uso em tinturaria, em medicina tradicional e até como planta forrageira e ornamental. Sobre a sua importância, na antiguidade e nos dias de hoje, veja-se este sítio onde se encontra informação muito completa e bem interessante.
(Local e data do avistamento: Trás-os-Montes; 2 - Junho - 2018)

Sem comentários: