domingo, 30 de julho de 2017

Endémicas dos Açores: #2 - Euphrasia grandiflora







Euphrasia grandiflora Hochst.
Erva hemiparasita, perene, mas de curta duração, com caules erectos ou ascendentes, ramificados na base que podem atingir até 40 cm de altura.
Tipo biológico: Caméfito;
Família: Orobanchaceae
Distribuição: Planta endémica dos Açores, circunscrita às ilhas de S. Jorge, Pico e  Terceira do Grupo Central. Supostamente extinta na ilha do Faial, onde também terá existido noutros tempos.
Ecologia/habitat: terrenos declivosos de montanha, acima dos 600m. de altitude, em clareiras de matos e em prados naturais, com abundância de outras herbáceas que lhe servem de hospedeiras.
Floração: de princípios de Julho a finais de Agosto.

(Local e data: Pico da Esperança - Ilha de S. Jorge; 24 - Julho - 2017)

2 comentários:

Paulo Araújo disse...

Fico muito feliz por saber que o Francisco fez nova visita aos Açores. Espero que desta vez ela tenha sido amplamente compensadora. São Jorge e o Pico são as duas melhores ilhas e o Verão é a melhor altura do ano para as visitar. Para mim, a cordilheira central de São Jorge é o que de mais parecido existe com o paraíso na Terra (excepto quando o nevoeiro, a chuva e o vento não deixam ver nada).

E essa Euphrasia grandiflora é uma planta fantástica. Aguardo com ansiedade os próximos fascículos.

Abraço,
Paulo

Francisco Clamote disse...

Viva, Paulo.
De facto estive nas ilhas de S. Jorge e do Pico de 22 a 31 de Julho e a visita foi, na verdade, bem mais compensadora do que a anterior.
E sim concordo com a sua opinião sobre a ilha de S. Jorge.
Os próximos capítulos não trarão para o Paulo nenhuma novidade, como é evidente, sabidos que são os seus vastos conhecimentos na matéria, conhecimentos de que eu sou, aliás, um dos muitos beneficiários. Como haveria eu de saber, por exemplo, quais as plantas endémicas dos Açores, se não fossem os seus contributos a que tenho acesso, quer através do "Dias com árvores", quer do portal Flora.on?
Nem imagina, Paulo, o quanto lhe devo, nem o quanto lhe estou grato.