quarta-feira, 24 de maio de 2017

Rumex thyrsoides




Rumex thyrsoides Desf.
Erva vivaz, glabra e um tanto ou quanto papilosa, com caule erecto, único, por vezes, múltiplo que pode elevar-se até 90cm; folhas morfologicamente diferentes (longamente pecioladas na base, subsésseis as caulinares médias e semiamplexicaules as caulinares superiores); flores agrupadas em inflorescências ramificadas e, em geral, densas.
Nem sempre é fácil distinguir esta espécie de outras do mesmo género e mesmo a Flora Iberica reconhece a dificuldade em relação à congénere R. intermedius. A distinção, no entanto, torna-se relativamente fácil uma vez atingida a fase da frutificação. A chave para resolver o problema é fornecida pela forma das valvas frutíferas. Ensina, com efeito, o portal da SPBotânica (Flora.on) que as sobreditas valvas são "claramente mais largas que compridas" e, por conseguinte, mais ou menos rectangulares, apresentando o ápice um amplo recorte com o vértice direccionado para o interior (pormenor que é facilmente observável na 1ª foto supra). 
Tipo biológico: caméfito:
Família: Polygonaceae;
Distribuição: Norte de África (Magrebe) e Sudoeste da Península Ibérica (com presença limitada, em Espanha à província de Cádis e em Portugal Continental, ao Baixo Alentejo e à Estremadura e, possivelmente, também ao Algarve, embora quanto a esta região não exista no mencionado portal o registo de qualquer avistamento, até ao presente. Há também referências à existência da espécie na Itália, na Sicília, na Córsega e na Sardenha.
Ecologia/habitat: terrenos de pastagem, margens de cursos de água, taludes e valetas à beira de estradas e caminhos, a altitudes até 300m, em substratos siliciosos ou calcários.
Floração: de Março a Maio
[Local e data: Encostas do Guadiana (concelho de Mértola); 6 - Abril - 2017]

Sem comentários: