quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dedaleira-menor (Gratiola linifolia)








Dedaleira-menor *(Gratiola linifolia Vahl )
Erva perene, (tipo biológico: helófito) com caules erectos (com 15 a 40cm) glabros na base, puberulento-glandulosos na parte superior; folhas lineares ou lanceoladas, um tanto carnudas.
O hábito desta espécie é bastante semelhante ao da sua congénere  Gratiola officinalis. Apresenta, no entanto, características que permitem, mesmo a olho nu, saber qual a espécie que temos entre mãos. Recorremos uma vez mais ao portal da SPBotânica (Flora.on). Diz-nos esta fonte que a G. linifolia possui "pedicelos, cálices e bractéolas com pêlos glandulosos curtos", peças que na G. officinalis são glabros. Por outro lado, segundo a mesma fonte, enquanto na G. linifolia as bractéolas são mais curtas que as sépalas, na G. officinalis, as bractéolas ou são iguais ou mais compridas que as sépalas.
Família: Plantaginaceae
Distribuição: Endemismo ibérico, com ocorrência limitada ao Centro Oeste e Sudoeste da Península Ibérica. Em Portugal, ainda que, tendo em conta a escassez de registos existentes no Flora.on , possa não ser muito comum,, distribui-se de forma descontínua, desde o Algarve até Trás-os-Montes.
Ecologia/habitat; cursos de água (margens e leitos de cheia) zonas pantanosas e/ou encharcadas, preferentemente em substratos siliciosos, em locais até aos 900 de altitude.
Floração: de Maio a Agosto.
*Outros nomes comuns: Cinifólio; Erva-do-pobre; Gracíola; Lenifólio
(Local e data: Ribeira do Vascão - Algarve; 27 - Maio - 2015)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: