sexta-feira, 20 de março de 2015

Bryophyllum daigremontianum







Bryophyllum daigremontianum (Raym.-Hamet & H.Perrier) A.Berger *
Erva vivaz, suculenta, podendo atingir cerca de um metro de altura.  Tem a capacidade, tal como outras plantas do mesmo género, de se propagar vegetativamente através de plântulas que se formam na margens das folhas e que,  depois de se desprenderem, conseguem enraizar ao caírem no solo, dando origem a uma nova planta. 
Família: Crassulaceae.
Endémica da Ilha de Madagáscar, encontra-se, no entanto, naturalizada em várias regiões tropicais e subtropicais, onde foi introduzida como planta ornamental. Tem sido também usada, quer como planta de jardim. quer como planta de interiores, noutras regiões de clima temperado. Idêntico uso lhe tem sido dado em Portugal, onde a planta pode ser encontrada seja em jardins, como planta cultivada, seja noutros sítios, como bermas de caminhos e locais de deposição de entulhos, com origem em plantas de alguma forma escapadas de cultivo e que, nessas condições, podem facilmente propagar-se através das plântulas a que acima se faz referência, em regiões onde as geadas não ocorram  com frequência.
Floração: a floração não ocorre em períodos certos, mas sim de forma esporádica. A planta fenece após a floração.
Toxicidade: todas as partes da planta são tóxicas podendo a sua ingestão, ao que se alega, ser fatal para crianças e animais de pequeno porte.
* Sinonímia: Kalanchoe daigremontiana Raym.-Hamet & H. Perrier

Sem comentários: