quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Plantas-miniatura:Teesdalia nudicaulis






Teesdalia nudicaulis (L.) R.Br.*
Planta herbácea, anual (tipo biológico: terófito) da família Brassicaceae.
Morfologicamente muito semelhante à sua congénere Teesdalia coronopifolia, até na dimensão. Por via de regra, uma e outra, não ultrapassam os 20cm e, por vezes, não vão além de 2 cm de altura. De facto, não é raro observar espécimes que são autênticas plantas miniatura.
Existem, no entanto, características que permitem distinguir as duas espécies do género Teesdalia, presentes na flora portuguesa. A este respeito caberá referir a diferente forma dos lóbulos das folhas basais (obtusos na T. nudicaulis e agudos na T. coronopifolia); o número de estames (6 na T. nudicaulis  e, em regra, não mais do que 4, na  T. coronopifolia) e o formato das 4 pétalas próprias das espécies da família Brassicaceae (4 iguais na T. coronopifolia e 2 maiores que as outras 2, na T. nudicaulis).
Distribuição: Centro, Oeste e Sul da Europa, Madeira e Ásia Menor. Presente também na América do Norte e na Austrália, como espécie introduzida. Em Portugal, além da sua ocorrência na Madeira, encontra-se também em todo o território do Continente.
Ecologia/habitat: Terrenos arenosos ou pedregosos, temporariamente húmidos, a altitudes até 1800m.
Floração: de Fevereiro a Junho.
*Sinonímia: Iberis nudicaulis L. (Basónimo).
(Local e data: Ribeira de Codes- Vila de Rei; 13- Fevereiro - 2015)

Sem comentários: