segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aristolochia pistolochia









Aristolóquia-menor, ou Pistolóquia (Aristolochia pistolochia L.)
Erva rizomatosa (tipo biológico: geófito) com rizoma formado por vários tubérculos, com múltiplos caules, ascendentes ou erectos, simples ou ramificados; folhas pecioladas, aproximadamente triangulares, cordadas na base, ásperas no contacto com a pele, com margem cartilagínea  e denticulada, com nervuras bem marcadas na página inferior; flores axilares, pedunculadas, em forma de tubo expandido na base, recto ou ligeiramente encurvado, prolongado por um apêndice linguiforme que aparece a coroar um dos lados. O fruto é uma cápsula globosa com 1 a 3,5cm de diâmetro. 
Distingue-se facilmente das duas outras congéneres presentes em território português. A distinção é particularmente fácil em relação à Aristolochia baetica, visto que esta é uma planta trepadora, que a A. pistolochia não é. O grau de dificuldade na distinção relativamente à Aristolochia paucinervis também não é de muito maior monta. Como observa o portal Flora.on, enquanto a A. pistolochia apresenta folhas com margens espessas e denticuladas, a margem das folhas da A paucinervis não é nem espessa, nem denticulada. Por outro lado, também é bem diferente a nervação das folhas das duas espécies. De facto, o relevo das nervuras das folhas da A. pistolochia é muito mais acentuado, tornando-as bem mais visíveis para o observador.
Distribuição: Península Ibérica e Sul de França. Em Portugal, a crer na Flora Iberica, a espécie habitaria em grande parte do território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Baixa, Beira Litoral e Trás-os-Montes). Diverso é o entendimento do Flora.on, que a considera como pouco comum e com "distribuição algo pontual". A escassez de registos patentes no mesmo portal parece confirmar este ponto de vista.
Ecologia/habitat: Terrenos cultivados em pousio, taludes, clareiras de matos, azinhais e em terrenos mais ou menos pedregosos.
Floração: de Abril a Julho.
[Locais e datas: Senhora da Penha - Castelo de Vide; 30 - Abril - 2014 (fotos 1 e 2); Serra d'Aire; 27 - Abril - 2014; (fotos restantes)]

Sem comentários: