sábado, 30 de agosto de 2014

Cardo-cardador (Dipsacus fullonum)







Cardo-cardador, ou Cardo-penteador (Dipsacus fullonum L.)
Erva bienal (tipo biológico: hemicriptófito) da família Dipsacaceae, morfologicamente muito semelhante ao seu congénere Dipsacus comosus, com caules erectos, aculeados, que podem elevar-se até 3m. de altura, dele se distinguindo, no entanto, pela forma das folhas que no D. fullonum se apresentam com o limbo inteiro, com margens dentadas ou crenadas, ao passo que no D. comosus, o limbo das folhas é mais ou menos profundamente recortado, sendo as folhas consideradas, consoante o caso, penatissectas ou penatipartidas.
As duas espécies diferem também no que respeita à área de distribuição, quer em geral, quer em território português. Com efeito, enquanto  D. comosus tem a sua área de distribuição limitada aos dois países ibéricos (é, pois, mais um endemismo peninsular ibérico) D. fullonum tem uma distribuição bem mais alargada, estando presente no Centro, Sul e Oeste da Europa, Norte de África, Sudoeste da Ásia e Macaronésia. 
No que respeita à distribuição das duas espécies em território português, inverte-se a situação, pois o  D. comosus é a espécie com  distribuição mais ampla, abrangendo o Centro e o Sul do território do Continente, ao passo que o D. fullonum ocorre apenas a norte do Tejo, com a maioria dos registos da sua presença a concentrar-se no norte do país. 
Voltam as duas espécies a convergir no que respeita ao habitat: "solos húmidos ou temporariamente encharcados, frequentemente nitrificados" (in Flora Iberica).
Floração: de Junho a Agosto.
(Local e data: Almeida; 18 - Junho - 2014)

1 comentário:

Rafael Carvalho disse...

Este ano recolhi algumas sementes destes cardos. Vou tentar germiná-los no meu jardim.
Cumprimentos.