sábado, 27 de outubro de 2012

Paliteira (Ammi visnaga)







Paliteira * [Ammi visnaga (L.) Lam.]
Erva anual ou bienal, glabra, (tipo fisionómico: terófito), da família Apiaceae, com caule (geralmente com 40  a 100 cm de altura), robusto, algo suculento, normalmente ramificado; com folhas bi-penatissectas, ou tri-penatissectas, com segmentos de última ordem, estreitos, com margem inteira e aproximadamente lineares; e com flores, com pétalas brancas, agrupadas em inflorescências em forma de umbela composta de umbélulas.
Nativa da Região Mediterrânica, trata-se duma espécie que é cultivada nalguns países, supostamente devido à sua utilização na higiene oral e também em fitoterapia, por, alegadamente, os seus componentes terem acção anti-espasmódica e efeito bronco-dilatador. Tenha sido, ou não, essa razão, o facto é que foi introduzida como planta cultivada noutras regiões do globo, designadamente na América do Norte, onde, entretanto, se naturalizou.
Em Portugal, ocorre segundo esta fonte, no Alto Alentejo, Estremadura, Beira Litoral e Minho e também, tendo em conta a minha própria observação, na Península de Setúbal.
Habitat em terrenos cultivados, incultos ou em pousio, à beira de caminhos e mesmo em terrenos recentemente revolvidos e perturbados. 
Floração: de Maio a Setembro
*Outros nomes comuns: Bisnaga-das-searas; Funcho-silvestre; Ninhos-de-perdiz.
(Local e data: Costa da Caparica; 27 - Julho - 2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: