sexta-feira, 13 de julho de 2012

Escorcioneira-de-folha-estreita (Scorzonera angustifolia var. angustifolia)








Escorcioneira-de-folha-estreita (Scorzonera angustifolia L. var. angustifolia)

Descrição (resumo): Planta perene, raramente bienal, da família Asteraceae, provida de rizoma,  com caule erecto, simples ou pouco ramificado;  folhas alternas, lineares, inteiras e compridas; flores liguladas, amarelas, dispostas em capítulos terminais e solitários.
Distribuição geral: Península Ibérica e noroeste de Marrocos; 
Em Portugal: presente, de forma irregular, no centro do território do Continente,  no interior alentejano e no Algarve. Rara na região norte.
Ecologia: "Clareiras de matos xerófíticos, taludes e pousios. Em locais secos e expostos, sobre substratos  xistosos ou calcários, frequentemente pedregosos"(Flora.On)
Floração: de abril a julho.
(Local e data: Vale da Serra - Serra d'Aire; 06 - junho - 2012)
***
Obs. As minhas numerosas "excursões", durante o corrente ano, pelas serras da Arrábida, da Estrela, de Malcata e d'Aire e Candeeiros e suas respectivas adjacências, deram origem a uma tal acumulação de material que, para libertar memória no computador e porque não quero deitar fora, sem o ter publicado o material recolhido, vou tentar, nos próximos tempos, acelerar a sua publicação. Daí que tenha optado por este formato de "post", formato que seguirei durante os próximos tempos, umas vezes com mais informação, outras vezes, com menos, consoante a que tiver disponível.

Sem comentários: